quarta-feira, 24 de junho de 2009

A teoria atômica

Após uma longa e divertida conversa com meu marido surgia uma hipótese sobre a composição da matéria. Nada novo, mas novas idéias com o que já é descrito, os átomos podem ter uma nova característica.
Tudo começou quando meu marido citou uma parte de um livro que estava lendo, a qual transcrevo aqui (retirado do livro Grau do Aprendiz e seus Mistérios, de Jorge Adoum):
"Em outra ocasião se disse que o lado esquerdo e o cérebro esquerdo constituem a parte negativa do corpo humano. É no cérebro esquerdo que se alojam as idéias negativas e os átomos do mal em luta com o que chamamos bem."
Claro que fora do contexto e tirando toda a simbologia envolvida este trecho do livro fica bem distorcido. Porém ele me possibilitou a divagação sobre a existência de átomos maus e átomos bons que é o que quero descrever aqui.

Os átomos possuem carga negativa e positiva. Os elétrons são a personificação do mau, pois são as particulas atômicas negativas, tudo aquilo que conhecemos como maldade neste mundo. O mesmo ocorre com os prótons que são positivos e representam o bem. Ai passamos para a formação das moléculas. Se a carga final de uma molécula for negativa teremos uma maulécula. Se a carga total da molécula for positiva, então , teremos uma bonécula.

Basicamente as coisas boas e más no mundo são definidas a partir da composição molecular e a proporção de mauléculas e bonéculas. Vou dar um exemplo a partir do que foi citado pelo Jorge Adoum. O cérebro humano tem uma composição mista de mauléculas e bonéculas. Isto é refletido pela coloração do cérebro, a massa cinzenta, pois mauléculas em grandes quantidades conferem a cor preta e as bonéculas, a cor branca. Como temos quantidades semelhantes de ambas a mistura se mostra cinzenta. A proporção no cérebro também define se a pessoa terá tendências boas ou más.

Outro exemplo, é a proteína chamada MAL (figura a direita), expressa no cérebro e envolvida na produção de mielina, e portanto está associada a características maliciosas das pessoas. Também existe a proteína BOA, mas esta é expressa em bactérias.

O importante no fim é perceber que existe esta dualidade no mundo atômico também. Os átomos estariam se combinando na tentativa de se tornarem neutros para acabar com a briga entre o bem e o mal?


Um comentário: