segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Gravação Binaural

Este tipo de gravação de som é feita a partir de um arranjo especial de microfones. Utiliza-se um manequim de uma cabeça humana que possue as orelhas (ou pavilhão auditivo, isto é, somente a parte visível que basicamente funciona como uma estrutura que capta, amplifica e direciona o som para o conduto auditivo. Outra função é de filtrar o som, o que ajuda a dar a localização da origem do som) onde são colocados os microfones (a distância entre os eles é de ~18cm) e por fim o som que se deseja é gravado.


Neumann KU-100, um dos manequins utilizados para gravação binaural

Uma vez gravado, para se conseguir o efeito binaural é preciso utilizar fone de ouvido estéreo, não funciona se reproduzir o som em caixas abertas convencionais. A sensação que se tem ao ouvir um som binaural é a de saber onde cada som está vindo, se é de trás, acima ou de qualquer outro local, e se está perto ou longe.
Uma gravação binaural que ficou bem famosa em 2007, foi a que simula um corte de cabelo, a do barbeiro virtual. Várias bandas famosas gravam sua música desta forma, como o Pink Floyd (álbum The Final Cut).
Então coloque seus fones de ouvidos e experimente:

Virtual Barber
Terzo Orecchio (em italiano)
The Binaural Source

Nenhum comentário:

Postar um comentário