quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Modelo matemático para um ataque zumbi

Um pessoal da Universidade de Ottawa produziu um trabalho , nos moldes científicos, modelando um ataque zumbi, baseando-se nos filmes populares de zumbi.
Eles propõem modelos para infecção, determinando seu equilibrio e estabilidade, ilustrando várias formas de solução para um ataque zumbi. Isso tudo baseado em soluções numéricas.
O tipo de zumbi que eles levam em consideração é o criado pelo escritor/produtor George A. Romero (famoso pelo filme A Noite dos Mortos Vivos, entre outros), que são zumbis que se movem de forma lenta , e criaram dois modelos em separado: um em que o infectado pelo zumbi ressucita imediatamente após o contato com o zumbi e outro que leva em conta um período de incubação de 24 horas.O trabalho examina três possibilidades de lidar com uma epidemia zumbi: período de quarentena para os zumbis; o tratamento dos zumbis para que eles voltem a ser humanos e a erradicação dos zumbis.

Segundo as soluções numéricas aplicadas no trabalho, a quarentena poderia funcionar, mas poderia resultar na erradicação tanto dos zumbis como na dos humanos. Se uma cura fosse encontrada para os zumbis, humanos poderiam coexistir com os zumbis, e estes existiriam em pequeno número. Na erradicação, se o plano for devidamente executado, é possível eliminar a ameaça zumbi em apenas 10 dias.

Se quiser ver o trabalho na integra é só clicar :

When Zombies Attack!: Mathematical Modelling of an Outbreak of Zombie Infection

E se quiser saber tudo sobre zumbis e outros planos contra ataques zumbis acesse:


Nenhum comentário:

Postar um comentário