quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Formigas Zumbis

Pois é.... é isso mesmo formigas zumbis. Foi publicada uma nota na revista Pesquisa FAPESP, setembro de 2009, n. 163:
Zumbis entre as formigas

Uma formiga-carpinteira (Camponotus leonardi) desce de seu ninho em meio às copas das árvores numa floresta tailandesa, escala um broto e finca as mandíbulas na face interna de uma folha a cerca de 25 centímetros do solo. Ali ancorada a formiga morre, e poucos dias depois brota de dentro dela um minúsculo cogumelo esférico. É exatamente esse fungo o responsável pelo misterioso comportamento da formiga, segundo artigo na edição de setembro da American Naturalist.
Eu ainda vou pegar esse artigo e ler a respeito das formigas zumbis. Devo admitir que eu esperava que os primeiros zumbis fossem humanos e não formigas tailandesas, mas pelo menos os zumbis deram um pequeno passo da ficção para a realidade.

O legal também é que abre uma nova perspectiva para o surgimento de zumbis humanos: uma infecção por fungos. E agora porque não pensar que os zumbis também poderiam surgir por uma infecção bacteriana? Ou por protistas??? Oh e quem sabe a nanotecnologia, já que os zumbis as vezes aparecem por um pequeno probleminha com experimentos mal sucedidos.



2 comentários: